fechar× Ligue 0800 777 2911

Redução do Índice de Faltas

Quando o paciente falta à consulta, a clínica "desperdiça" toda uma estrutura reservada para aquele atendimento. Isso envolve não apenas o espaço físico do consultório, mas também o tempo-humano, da equipe e do médico. Não é à toa que um dos maiores gargalos de prejuízos de uma clínica médica é o alto índice de faltas.

SOLUÇÃO ERRADA Modelo Tradicional

Telefonar para o paciente avisando da consulta.

NÃO é um método eficiente porque:

  1. O custo do tempo do funcionário para esta tarefa é muito alto. Estima-se que esta atividade toma em torno de 30 a 40% do tempo útil de uma atendente. Se aplicarmos este percentual sobre o salário mensal, constataremos que a despesa mensal é considerável.
  2. A maioria dos pacientes deixam apenas o celular e, por isso, o custo de telefonia é alto ainda que a clínica possua um ótimo plano de telefonia.
  3. O aviso não fica documentado e nem sempre é possível falar com o paciente naquele momento. Em alguns casos, quando ele vê que é a clínica quem está ligando, ele nem atende o telefone. Além disso, dependendo do horário o paciente esquece que foi avisado.
SOLUÇÃO CORRETA Nosso Modelo

Envio automático de mensagens via SMS com interpretação de respostas e EMAIL.

É um método eficiente porque:

  1. Nenhuma ação-humana precisa ser tomada, pois os envios são disparados automaticamente no horário previamente configurado.
  2. Quando o paciente responde à mensagem confirmando sua presença com um "Ok", uma "tarja verde" aparecerá na relação de agendamentos do dia. Caso ele responda com um "Desmarcar", da mesma forma uma "tarje vermelha" aparecerá. Caso ele responda qualquer outra mensagem, ela aparecerá na tela da atendente para que tome as devidas providencias.
  3. Dificilmente o paciente não deixará de ler a mensagem, pois caso não esteja disponível naquele exato momento, assim que ele puder, com certeza irá perceber a nova mensagem. Com isso, poderá a qualquer momento responder com calma e nos casos de desmarcações, a clínica terá tempo para agendar outro paciente naquele horário.
  4. Todas as mensagens, tanto as enviadas quanto as respondidas, ficam devidamente documentadas no próprio prontuário do paciente fazendo parte do seu histórico.