fechar× Ligue 0800 777 2911

Gestão de Financeira

Faturamento

Nosso desafio foi desenvolver um processo de emissão ágil e totalmente em nuvem. Além de atingirmos nosso primeiro objetivo (simplicidade e agilidade), conseguimos também aplicar os conceitos de uma aplicação com total mobilidade.

Depois das configurações necessárias e devidamente orientada pela nossa equipe de Suporte Premium (que demonstra, acompanha e treina a sua equipe), a emissão exageradamente simplificada, não se limita a um determinado computador, nem exige configuracões ou instalações adicionais.


Contas a Receber

Gerenciamento completo das contas a receber com estatísticas e projeções de recebimentos. Quando o paciente aprova um orçamento, um contrato dinâmico é gerado e os títulos lançados automaticamente no contas a receber.

Dentre os principais recursos, destaca-se:

  • Recebimentos Parciais
    Permite que o paciente faça quantas amortizações forem necessárias em um determinado título até que ele seja totalmente liquidado.
  • Recebimento de múltiplos títulos
    Permite que o recebimento de múltiplos títulos de uma só vez;
  • Impressão de Recibos
    Na emissão dos recibos permite que seja selecionado o emitente (clinica ou médico) e segunda via (com marca d'agua para arquivamento).
  • Impressão de Títulos
    Permite a impressão de Notas Promissórias, Boletos Bancários e Carnê de Cobrança personalizados com os dados da clínica.
  • Cálculo Automático de Multa e Juros
    Na Política Financeira a clínica pode definir os percentuais de multa e juros e até mesmo o número de dias de carência para que seja cobrado estes encargos. Ao realizar um recebimento os cálculos são realizados automaticamente para obter o valor a ser recebido.
  • Baixa de Títulos pelo Arquivo do Banco
    Quando os boletos emitidos pelo ControleMÉDICO é pago pelos pacientes no banco, no dia seguinte o usuário poderá baixar um Arquivo Retorno do site do banco e carregá-lo no módulo financeiro para efetuar as baixas dos títulos pagos automaticamente.
  • Reprodução de Títulos
    Permite a reprodução de um determinado título. Em alguns casos, esta função agiliza o cadastramento de títulos avulsos para o paciente;


Contas a Pagar

Gerenciamento completo das contas a pagar com estatísticas e projeções de pagamentos. Quando uma compra é autorizada e os produtos chegam na clínica, os títulos à pagar são gerados automaticamente no contas a pagar.

Dentre os principais recursos, destaca-se:

  • Pagamentos Parciais
    Permite realizar quantas amortizações forem necessárias em um determinado título até que ele seja totalmente liquidado.
  • Impressão de Recibos
    Na ausência de nota fiscal de um determinado prestador de serviço, a plataforma permite a emissão de recibo para que ele assine comprovando aquele pagamento.
  • Reprodução de Despesas Fixas
    Permite a reprodução automática das despesas fixas de um determinado período para o período seguinte;
  • Consolidação de Remunerações
    Permite a apuração das comissões de cada profissional de acordo com a política de comissionamento adotada pra cada um. Em seguida, é realizado a consolidação daquelas comissões, gerando um título à pagar na data terminada pela clínica.
    Saiba Mais sobre nosso módulo exclusivo de Remuneração de médicos
  • Reprodução de Títulos
    Permite a reprodução de um determinado título. Em alguns casos, esta função agiliza o cadastramento de títulos avulsos à serem pagos;


Remessa Bancária

De maneira prática e rápida, usando a mesma dinâmica da emissão de boletos, você poderá gerar os arquivos de REMESSA rapidamente. Além de poder tambem, carregar os arquivos de RETORNO para baixa automática dos titulos.

  • Arquivo REMESSA
    Para as carteiras com registro, com poucos cliques você consegue gerar o arquivo que poderá carregar no gerenciado financeiro do seu banco, informando os dados dos boletos emitidos. Desta forma, quando o paciente efetuar o pagamento do boleto, o banco terá todos as informações necessárias para processar adequadamente o recebimento do boleto.
  • Arquivo REMESSA
    Para as carteiras com ou sem registro, você poderá carregar diariamente o arquivo do banco contendo as informações dos boletos recebidos no dia anterior. Com isso, os respectivos títulos serão baixados automaticamente. No caixa daquele dia aparecerá os boletos compensados para conferência e conciliação bancária.


Fluxo de Caixa

Gerenciamento completo das movimentações financeiras com estatísticas e projeções de movimentação.

O gráfico abaixo, mostra as contas a receber na camada verde e as contas a pagar na camada vermelha. O cruzamento delas ajuda a determinar os meses onde há maior comprometimento financeiro. Esta informação é extremamente útil nas tomadas de decisões antes de assumir compromissos futuros.

Dentre os principais recursos, destaca-se:

  • Movimento do Dia
    Permite a apuração da movimentação de entrada e saída de recursos da clínica para acerto no final do dia ou período.
  • DRE
    O relatório de Demonstrativo de Resultado Econômico utiliza o conceito de cubo para facilitar o cruzamento da movimentação das contas financeiras, meses, caixas, médicos e grupo de contas.


Múltiplos Fechamentos

Permite o controle de múltiplos caixas na recepção da clínica e cada caixa poderá ser fechado individualmente.

Dentre os principais recursos, destaca-se:

  • Dinheiro para Troco e Pequenas Despesas
    Permite o controle do dinheiro mantido para troco e pequenas despesas da clínica em cada fechamento para acerto de contas no próximo através do saldo anterior.
  • Múltiplos Fechamentos Durante o Dia
    Permite que a qualquer momento seja realizado a apuração e fechamento de cada caixa. Esta opção é muito útil por questões de segurança, evitando o acumulo de dinheiro e cheques na recepção. Além disso, ela ajuda no caso da clínica precisar apurar recursos para efetuar pagamentos à fornecedores.
  • Caixa Administrativo
    Sempre que um caixa é fechado, os recursos (dinheiro e cheque) é transferido para um caixa administrativo onde é centralizado todos os recursos internos da clínica. O gerente financeiro poderá registrar os depósitos bancários e até mesmo reutilizar os recursos deste caixa (dinheiro, cheques e cheques-pré) para fazer pagamento à fornecedores. Quando um pagamento é realizado utilizando cheques de pacientes, um recibo é gerado contendo a relação dos respectivos cheques e a parte em valor em dinheiro.
  • Fechamento dos Caixas Bancos
    Além dos caixas internos, é permitido realizar o fechamento dos caixas bancos contendo os recebimentos de débito-automático, cartão de crédito, etc.

Cheques Pré-Datados

Permite o controle dos cheque pré-datados do próprio paciente ou de terceiros. Controla a reutilizados para pagamentos à fornecedores, neste caso um recibo contendo a relação dos respectivos cheques é emitido para obter a assinatura do fornecedor.

Os cheques que permanecem no caixa administrativo, são gerenciados como:

  • Disponíveis
    Ao chegar a data os cheques, os cheques disponíveis são relacionados sinalizando que já podem ser depositados.
  • Pré-Datados
    Relaciona individualmente todos os cheques ainda não disponíveis em suas respectivas datas. A relação totaliza a quantidade e valor destes recursos que a clínica poderá utilizar.

Conciliações Bancárias

A movimentação bancária é alimentada automaticamente através dos seguintes processos:

  • Fechamento dos Caixas de Banco
    Após o fechamento dos caixas de banco, os lançamentos de tarifas, cheques emitidos, débito em conta, etc., já aparecerão na movimentação para conciliação.
  • Depósito Bancário
    A partir do caixa administrativo ao realizar um depósito, os créditos já aparecerão na movimentação para conciliação.
  • Baixa Automática de Boletos
    Após o processamento do arquivo retorno do banco, os créditos já aparecerão na movimentação para conciliação.

Para conciliar, basta marcar os lançamentos já compensados e utilizar o recurso de arrastar e soltar com o mouse para colocar os itens na mesma ordem do extrato bancário. Podendo assim, conferir os saldos diariamente de maneira prática e rápida.


  Emissão de Boletos

Ao aprovar um orçamento, os boletos já estarão disponíveis para impressão sem precisar utilizar o site ou software do banco. A impressão é opcional e os boletos não precisam ser registrados. Por isso, caso o paciente decida pagar na própria clínica, não haverá despesas de baixa de título no banco.

Baixa de Títulos pelo Arquivo do Banco

Os boletos que forem pagos no banco, poderão ter suas baixas processadas automaticamente. O procedimento pra isso é muito simples. O usuário poderá baixar o Arquivo Retorno do site do banco e carregá-lo no módulo financeiro para processar as baixas dos títulos automaticamente.


Carnê de Cobrança

Além da emissão do boleto bancário de maneira rápida e automática, opcionalmente a clínica poderá optar pela emissão do carnê de cobrança em parcelamentos mais extensos, quando normalmente o paciente paga clínica no dia do atendimento.

Baixa de Títulos pelo Arquivo do Banco

Tratamentos com manutenções ortodônticas é um exemplo típico. Neste caso, com 2 ou 3 cliques, é possível emitir um carnê personalizado para o paciente realizar os pagamentos na própria clínica no dia da manutenção.


Nota Promissória

O processo de emissão da nota promissória é ainda mais simples que o boleto ou carnê de cobrança. Devido seu valor jurídico ser superior ao cheque, dependendo do montante do tratamento é prudente a emissão deste título para o paciente assinar. Além disso, alguns pacientes não trabalham com cheque ou cartão e, por isso, em caso de inadimplência a clínica precisa ter um documento de execução mais rápida.

Além disso, alguns pacientes não trabalham com cheque ou cartão e, por isso, em caso de inadimplência a clínica precisa ter um documento de execução mais rápido.