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Marketing e Publicidade

Muitas vezes a clínica investe em marketing e publicidade utilizando várias boas iniciativas, seja através de panfletagens, veiculação em rádio, tv, revistas, etc. Entretanto, não há um controle efetivo destas campanhas e suas ações, nem muito menos seus resultados.

Além disso, na busca de novos pacientes a clínica muitas vezes se esquece que seu próximo cliente pode ser encontrado muito mais facilmente no seu próprio catálogo de prontuários antigos, recentes ou até mesmo em tratamento.

SOLUÇÃO ERRADA Modelo Tradicional
  • Perguntar aos novos pacientes sobre como chegaram até a clínica e anotar a informação textualmente sem critério numa planilha ou campo qualquer.
  • Enviar mala-direta aos pacientes da clínica com uma cartinha ou panfleto promocional.

NÃO é um método eficiente porque:

  1. As anotações sobre como os novos pacientes chegaram sem gerenciamento adequado, as torna obsoletas e desconexas. Com isso, posteriormente é quase impossível avaliar quais foram as melhores ações no decorrer de um determinado período.
  2. O custo do envio (pelo correio), design/impressão e tempo-humano gasto no modelo arcaico de mala-direta é muito alto diante do retorno que historicamente é sabido ser em torno de 1%.
  3. Os endereços cadastrados, dificilmente estão completos o suficiente e muito menos atualizados. O que reduz ainda mais o retorno do investimento (ROI).
  4. Ainda que a clínica gaste bastante tempo fazendo todo o controle das ações e seus resultados em planilhas através de alguém especializado em fórmulas avançadas para cruzar as informações existentes, a apuração e análise do retorno do investimento e a consolidação do índice de conversão das campanhas e suas ações dificilmente estarão corretos, pois nem todas os dados existem e os que existem estão fragmentadas.
SOLUÇÃO CORRETA Nosso Modelo
  • Cadastramento das campanhas e suas respectivas ações.
  • No cadastramento do novo paciente selecionar adequadamente a ação pela qual ele foi alcançado ou, se for o caso, informar se houve indicação e de quem foi.
  • Envio de mensagens via SMS com interpretação de respostas e/ou EMAIL marketing em algumas ocasiões, por exemplo:
    • Parabenizando o paciente automaticamente no dia do seu aniversário.
    • Informando sobre campanhas e promoções em tratamentos específicos (exemplo: clareamento a laser num período próximo às férias).
    • Informando sobre seu retorno periódico para limpeza e nova avaliação.

É um método eficiente porque:

  1. As informações sobre como os novos pacientes chegaram são gerenciadas e, por isso, posteriormente elas poderão ser indexadas e consequentemente apurar quais foram as melhores ações no decorrer de um determinado período.
  2. O custo do envio de sms e e-mails (incluindo o tempo-humano gasto) é ínfimo e o retorno é exageradamente superior.
  3. O paciente alcançado pode facilmente interagir com a clínica sem precisar de telefonar. E a clínica, por sua vez, pode manter o registro do seu retorno criando assim um histórico de atendimento.
  4. Uma pasta de negócios pode ser criado para gerenciamento do atendimento através do módulo Gestão de Negócio.